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Motor "pesado" quando liga.

Certamente que voce já se deparaou com essa cena: ao ligar o veículo, aquele "nhã... nhã.... vrunnnn".

O motor dá aquela pesada antes de pegar. Então surge a dúvida se o problema é na bateria ou sistema de partida.


Como um analisador de motor pode ajudar?

Bem, primeiramente vamos ver o que acontece com os sinais de tensão e corrente no momento da partida desta Fiorino, capturada pelo reparador Cleverson Marquezin (Mano). Veja a imagem abaixo:



Analisando a imagem, vemos que após a partida do motor, um segundo pico de corrente e tensão é visto no oscilograma (onde está marcado com o cursor A). Nota-se que o valor de tensão e pico é maior que o primeiro, além de durar 720ms. Neste momento, a tensão caiu para 9,5Volts e a tensão caiu para 304 Amperes. Como disse, os valores são bem maiores do que os que são notados na primeira queda, quando o motor saiu da inércia.


Vamos ver o que o script Elpower dissse sobre isto...

O script Elpower é um algoritmo complexo, que tem a possibilidade de funcionar em um servidor nas nuvens. Para que o script apresente os valores com precisão, precisamos informar alguns dados do veículo, como :

  • Valor de CCA da bateria e a respectiva Norma;

  • Os canais onde foram capturados a tensão e corrente;

  • A sensibilidade do alicate de corrente (a posição da chave no alicate);

  • Se o motor é diesel ou gasolina;

  • Quantidade de cilindros.



Agora, veremos o relatorio gerado pelo algoritmo, com base nos dados inseridos e formas de onda capturados.



Como podemos ver, o script analisou a bateria, desde a tensão de repouso até o percentual de CCA calculado na ora da partida. O script aponta anomalia nos valores medidos pintando os valores de AMARELO ou VERMELHO. Então conclui-se que todos os valores obtidos estão dentro do esperado.


Mas não é o que acontece com o teste do motor de partida....

São POUCOS os equipamentos que são capazes de testar automaticamente um motor de partida através dos sinais de tensão e corrente. E se não me engano, USB AUTOSCOPE IV é o único que faz isso com um algoritmo que funciona via servidor, aplicando complexos cálculos matemáticos.


O parâmetro "Corrente de partida da bateria necessária" informa um valor de 230A, fora dos valores de referência que vão de 290A a 810A. Note que diante do desvio, o script apontou de AMARELO, informando um possível defeito.


Mas o que se refere esse parâmetro? Vamos consultar o manual do equipamento:


Corrente de partida necessária da bateria – o valor calculado da corrente de partida que a bateria deve fornecer para que a tensão em seus terminais não caia abaixo de 9 V. Se o valor calculado da corrente de pico nominal estiver próximo do limite inferior, os cabos de partida podem ter espessura insuficiente, mau contato no circuito de partida ou muita resistência elétrica na partida. Se este valor estiver próximo do limite superior, recomenda-se o uso de uma bateria maior. Os limites dos valores de referência deste parâmetro são calculados com base no número de cilindros e no tipo de motor (a cilindrada do motor não é levada em consideração).


Bem, conforme voce percebeu, o valor obtido de 230A está perto do limite inferior, dando ideia do que pode ser o probema. Nosso colega reparador desmontou o motor de partida e mandou a foto dos problemas...




Como podemos ver, além do desgaste acentuado no anel coletor do induzido, uma das escovas está presa no porta escova, gerando mau contato, mudando as características elétricas do circuito.


Após substituir os componentes defeituosos, ele obteve o seguinte sinal:



Uma pergunta a voce, leitor: Consegue perceber a diferença deste oscilograma após o reparo em relação ao oscilograma com defeito?


Um analisador de motor além de ajudar a resolver as panes do dia a dia, é UM VENDEDOR AMIGO: vende bateria, vende serviço de motor de partida, vende serviço mecanico...


Obtenha o hábito de usá-lo sempre. Voce não irá se arrepender, o caixa da sua empresa também não!


Os arquivos de antes e depois de reparados podem ser baixados e visualizados em seu computador, caso tenha o programa do Autoscope instalado (lembrando que é gratuito).



ElPower mano FIORINO problema no motor de partida
.zip
Download ZIP • 2.60MB



ElPower FIORINO REPARADA
.zip
Download ZIP • 1.97MB



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