top of page

Formas de onda de injetores diesel

Quando se fala de diagnóstico de sistemas common rail, impossível não vir a mente a imagem de osciloscópio de algum injetor, seja a forma de onda de tensão ou corrente.

Neste pequeno artigo, traremos apenas algumas formas de onda de referência de injetores eletromagnéticos e injetores piezo.

Sobre a instrumentação, sempre pegamos os sinais de tensão e a corrente do injetor.

Para as medições de tensão, observe que devido às tensões que podem ultrapassar os 80 Volts, se faz necessário o uso de atenuadores de tensão ou no caso do USB AUTOSCOPE IV que já possui canais atenuados de fábrica, ligar nos canais 5 e 6.

A corrente elétrica destes injetores pode ser capturada com uma garra amperimétrica de 30A, 50A ou a de 60Amperes(a mais conhecida).








A medição das correntes de todos os injetores é opcional. O equipamento para este diagnóstico, além de ter 4 canais e o profissional ter 4 garras amperimétricas, deve possuir algum recurso que permita a comparação de imagens na tela. No caso de um analisador de motor profissional, o software pode inserir as imagens das correntes dos injetores uma abaixo da outra, facilitando o diagnóstico.



478 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page